sexta-feira, 15 de junho de 2012

Matrioskas










Acho que tenho a "sindrome do exagero" eheheheheehheh.Minha filha caçula costuma brincar com  esse meu lado exagerado, dia desses a casa estava cheia de abóboras em tecido e ela me dizia que mais parecia uma grande plantação de abóbora e agora quando ela viu as bonequinhas disse que era uma plantação de Matrioskas,kkkkkkkk.Bommm, gente o passo a passo dessas lindas bonequinhas está no blog http://tildabrasil.blogspot.com.br, foi o SAL do Dias das Mães realizado por lá e acho que devido a minha decepção por não ter tido tempo de participar confeccionei logo uma plantação de Matrioskas. A história dessas lindinhas eu posto logo abaixo, pesquei no blog que acabei de conhecer, que é muito legal: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br. Apenas copiei o relato da blogueira:


As Matrioskas são tradicionais bonequinhas russas, geralmente, são feitas de madeira.
As tradicionais são constituídas de várias bonecas, de 5 a 8 que se encaixam, ficando uma dentro da outra, por isto são feitas em ordem de tamanho. O curioso é que apesar de serem parte da cultura Russa, sua origem remota do ano de 1880, no Japão. Em alguns lugares são chamadas também de Babushkas.

Estas bonecas servem para divertir as crianças, decorar ambientes e, segundo algumas lendas, realizar pedidos.
A LENDA DAS MATRIOSKAS


A lenda diz que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.


Em alguns lugares faz-se estas bonequinhas sem a boca, para que não façam pedidos e sim escutem os pedidos dos seus donos, ao atenderem o desejo, uma boca deve ser desenhada nela.

Neste link abaixo, você conhece mais sobre estas bonecas e pode adquirí-las:

http://www.giselebianchini.com.br/matrioshka.html


10 comentários:

  1. Olá Socorro,

    Mas que lindeza suas Bonecas Matrioshkas!!
    Tão coloridas, tão graciosas e assim em quantidade alegram o ambiente!!
    Parabéns!Parabéns!
    Essa síndrome do exagero acaba nos pegando, não tem jeito e aí belas peças vão ficando prontas...
    Continue nos brindando com seus trabalhos tão delicados!!!
    Beijinho carinhoso,
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindas!
    Parabéns pelo trabalho!

    Um ótimo final de semana!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  3. Hi
    Matrioskas
    Cool post! Thank you for an excellent write-up specifically about this topic.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    As bonequinhas ficaram lindas, amei conhecer a lenda!
    Um grande abraço
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  5. Estão lindas!Mas a gente é assim,quando ama quer fazer várias!

    ResponderExcluir
  6. Minha querida linda a história adorei, querida vim te agradecer antecipei o sorteio por que a internete aqui está muito ruim um dia entra no outro está mais difícil de entrar, obrigada lindo fim de semana Leila

    ResponderExcluir
  7. Oi minha amiga temos que fazer acontece e mudanças sempre te que acontecer, na vida da gente temos um tempo o tempo de Deus ele sabe o que é melhor pra cada um de nós bjs Leila

    ResponderExcluir
  8. Oi Socorro,
    Passei para retribuir sua visita e me encantei com seu blog. Amei as Matrioskas e vou dar uma espiadinha no PAP. Obrigada!
    Abraços,
    Giovana

    ResponderExcluir
  9. Amo as Matrioskas... as suas estão bem charmosas... bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu recado e volte sempre.